terça-feira, 5 de maio de 2009

Catedral de Santa Maria, Tóquio.

[Catedral+Tóquio.jpg]

Construída entre 1963 e 1964, a Catedral de Santa Maria é a sede episcopal da arquidiocese de Tóquio, no Japão. Foi construída no mesmo local onde ficava a catedral antiga, construída em 1899 e destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Com uma área de 15,1 mil metros quadrados, foi projetada pelo arquiteto Tange Kenzo e pode abrigar 600 pessoas sentadas e 2000 de pé na nave principal.

Construída em estilo moderno, a Catedral de Santa Maria tem uma estrutura de oito paredes curvas quase perpendiculares que formam uma grande cruz. O brilho dos suportes de aço inoxidável do lado de fora do edifício simboliza a luz que Cristo faz brilhar sobre o mundo e sobre os corações dos homens. As paredes de concreto evocam as palavras do Salmo 18, versículo 2: "O senhor é minha rocha e minha fortaleza; o meu libertador é Deus". Elas mostram como Deus é o pilar e a fundação de todos os homens.

[Interior+Catedral+Tóquio.jpg]

St. Mary's Cathedral - Kenzo Tange

Fonte: http://milesecclesiae.blogspot.com/2008/08/casas-do-senhor-vii-catedral-de-santa.html

2 comentários:

  1. Além de conhecer outras obras do Kenzo Tange, sugiro que também façam uma pesquisa da tipologia. Será que há outras catedrais semelhantes?

    Vejam http://www.greatbuildings.com/buildings/St_Marys_Cathedral_SF.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo link Daniela! Estamos pesquisando as semelhanças.

    ResponderExcluir