Sua construção, colaboradores e fotos.
Em 1945 a catedral católica de Santa Maria datando de 1889, foi danificada pela guerra. Kenzo Tange obteve o primeiro lugar, num concurso feito em 1961 para a reconstrução da catedral. A nova catedral, contendo cerca de 1500 lugares, foi construída de 1963 a 1964, de acordo com o arquiteto chefe do arcebispo de Colônia, Wilhelm Schlombs e do engenheiro Yoshikatsou Tsouboi, conselheiro de Tange em numerosas construções. Entre os colaboradores de Tange, é preciso citar Max Lechner de Zurich.
Decidiu-se dar a esta obra o formato de uma cruz, sobre a qual se erguem as paredes formadas por oito parábolas hiperbólicas que se abrem no alto em forma de uma cruz luminosa cujos braços confinantes a janelas estreitas, se lançam de baixo para o alto. Esta nave romboidal é acompanhada de anexos retangulares que constrastam por sua forma com superfícies de alguma maneira simbólicas em uma igreja. Elas se ligam à nave por trâmites e plataformas, há ainda um pórtico com as fontes batismais. O campanário separado do conjunto ergue-se a 60 metros.
A nave não tem ornamentos: deixou-se o cimento aparente enquanto as superfícies exteriores são revestidas de aço inoxidável brilhante, o que dá particular saliência a esta catedral.
Comparando esta igreja com os pavilhões olímpicos de Tóquio, se percebe a importância das soluções com que se respondem às sugestões dadas.
MAIS FOTOS:
Fonte: Livro Kenzo Tange - Estudio paperback - Editora GG
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário