quarta-feira, 20 de maio de 2009

A maravilhosa arquitetura japonesa e seus arquitetos!


Os mais renomados arquitetos japoneses e suas obras que tem ajudado a mudar o mundo . 


Primeira geração de arquitetos japoneses: 

Após a Segunda Guerra Mundial , Tokyo iniciou sua reconstrução influenciada pelos jovens arquitetos de solida formação moderna : Junio Sakakura (1904), Kunio Mayekawa(1905) e Kenzo Tange (1913).

Segunda geração de arquitetos japoneses:

Uma segunda geração de arquitetos liderados por Kenzo Tange elabora na década de 60 um ideário de vanguarda , materializado pelo grupo metabolista, que supunha uma ruptura com os postulados do movimento moderno: “ A dissolução do estilo internacional da arquitetura”

O grupo metabolista é composto por Kisho Kurosawa, Kiyonori Kikutake, Arata Isozaki e Fumihiko Maki, relacionava arquitetura com o esquema orgânico celular, ósseo, circulatório, e com os ciclos metabólicos. Propunha uma estrutura urbana mutante, de alto nível tecnológico, capaz de atender à sociedade japonesa em continua transformação cultural e social.

Terceira geração e arquitetos japoneses: 

A terceira geração de arquitetos japoneses trabalham com mais acuidade em razão da pequena escala de suas obras. Entre eles encontram-se: Hiroshi Hara (1936), Tadao Ando ( 1941), Shin Takamatsu ( 1948) e Shoei Yoh (1940).
Tadao Ando reflete a tradição japonesa através do concreto armado, minimalista. Reinterpreta valores culturais com rigor e sensibilidade poética. Shin Takamatsu coloca-se no extremo oposto de Tadao Ando, com uma arquitetura perturbadora . Shoei Yoh, por sua vez produz objetos de vidro nos quais aplica os binômiso Maciço/Oco e Opacidade/Transparência. 

Quarta geração de arquitetos japoneses: 

A quarta geracao de arquitetos – Itsuko Hasegawa, Atsushi Kitagawara, Makoto Watanabe, Toyo Ito – tem em comum a repulsa ao caos urbano das grandes cidades. Analisam criticamente a substituição da tipologia japonesa pelos modelos internacionais . Suas respostas são muito pessoais, e muito embora se relacionem, não compartilham linguagem, metodologia ou resultados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário