sexta-feira, 22 de maio de 2009

"Oh que coisa difícil vos peço, meu Deus verdadeiro: que queirais a quem não vos quer, que abrais a porta a quem não vos chama, que deis saúde a quem gosta de estar doente e anda procurando a doença! Vós dizeis, meu Senhor, que vindes chamar os pecadores: são estes, Senhor, os pecadores verdadeiros. Não olheis a nossa cegueira, meu Deus, mas muito o sangue que o vosso Filho derramou por nós. resplandeça a vossa misericórdia, Senhor, que somos obra das vossas mãos."

                                                                                                                           Santa Teresa de Ávila, Exclamações, 8


Casas do Senhor VII: Catedral de Santa Maria em Tóquio

Construída entre 1963 e 1964, a Catedral de Santa Maria é a sede episcopal da arquidiocese de Tóquio, no Japão. Foi construída no mesmo local onde ficava a catedral antiga, construída em 1899 e destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Com uma área de 15,1 mil metros quadrados, foi projetada pelo arquiteto Tange Kenzo e pode abrigar 600 pessoas sentadas e 2000 de pé na nave principal.

Construída em estilo moderno, a Catedral de Santa Maria tem uma estrutura de oito paredes curvas quase perpendiculares que formam uma grande cruz. O brilho dos suportes de aço inoxidável do lado de fora do edifício simboliza a luz que Cristo faz brilhar sobre o mundo e sobre os corações dos homens. As paredes de concreto evocam as palavras do Salmo 18, versículo 2: "O senhor é minha rocha e minha fortaleza; o meu libertador é Deus". Elas mostram como Deus é o pilar e a fundação de todos os homens.

St. Mary's Cathedral - Kenzo Tange
St. Mary's Cathedral - Kenzo Tange




Nenhum comentário:

Postar um comentário