segunda-feira, 18 de maio de 2009

Obras de Kenzo Tange



Sede do governo de Tóquio

Kenzo Tange deixou sua marca numa série de prédios públicos e complexos urbanos. O seu sentimento nacionalista foi o que proporcionou ao arquiteto um salto no começo de sua carreira, pois seu primeiro grandioso projeto foi quando fez o Memorial da Paz de Hiroshima (1949-1955), que não foi considerado apenas uma obra arquitetônica, mas um símbolo da consciência mundial depois da cidade ter sido destruída pela primeira bomba atômica.
Tornou-se conhecido no Ocidente ao projetar o Ginásio Nacional de Tóquio, sede dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio, no mesmo ano em que desenhou a catedral Santa Maria de Tóquio (1964). Seus projetos posteriores caracterizaram-se por esse aspecto grandioso, combinando alta tecnologia com os princípios humanistas (característica dos primeiros arquitetos modernos). Sempre atento a questões urbanísticas, elaborou um plano para a Tóquio da segunda metade do século XX que até hoje é modelo para metrópoles que crescem sem estrutura para absorver mudanças em seu perfil.


Memorial da Paz de Hiroshima

A obra de Kenzo Tange passa por períodos diferentes. Primeiro é influenciada pelo modernismo e pela arquitetura tradicional japonesa. Uma mistura que deu certo e garantiu o seu sucesso. Esse primeiro período de sua obra durou até cerca de 1960.


Ginásio Nacional Yoyogi em Tóquio

Depois dessa primeira fase, as influências se voltam para o estilo internacional, buscando formas mais abstratas, e saindo um pouco do concreto e materiais modernos para materiais de maior expressividade plástica, como o betão e o vidro, possibilitando maior uso da luz e deixando bem explicito a diferença de zonas sombreadas e zonas iluminadas. Por isso, dizemos que suas obras são sempre cheias de dramatismo.
Seu último projeto é a sede da TV Fuji, uma esfera gigantesca com volumes retos. O aeroporto internacional do Kuait foi a obra que lhe deu o prêmio Pritzker de Arquitetura (1987), o mais respeitado desta área.


Sede da TV Fuji em Odaiba


Sede do governo em Tóquio
City Hall em Tóquio


Catedral de Santa Maria em Tóquio

Nenhum comentário:

Postar um comentário